Capes investirá R$ 1,3 milhão para pesquisar óleo nas praias

Seg, 25 de Novembro de 2019 15:59

Podem apresentar projetos, até 04 de dezembro, docentes vinculados a mestrados e doutorados reconhecidos pela Capes. O resultado final será divulgado em 18 de dezembro

A Capes lança nesta sexta-feira, 22, uma seleção de projetos de pesquisa para estudar e combater o derramamento de óleo nas praias brasileiras. O Programa CAPES – Entre Mares vai destinar R$ 1.360.000,00 a docentes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu que tenham linhas de pesquisa relacionadas ao problema identificado no litoral em agosto de 2019. O objetivo é contribuir para a contenção, o processamento do resíduo encontrado e a redução de danos ao meio ambiente.

Por ser uma ação emergencial, o processo de escolha será por meio de Edital de Seleção Emergencial e as propostas devem ser encaminhadas do dia 25 de novembro até às 17 horas (horário de Brasília) do dia 04 de dezembro, via plataforma online da Capes. O resultado final será divulgado a partir de 18/12.

Podem apresentar projetos, professores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes. As propostas serão analisadas por um comitê formado por representantes da Fundação e da comunidade científica.

Cada proposta aprovada terá o valor de financiamento de até R$ 100 mil, liberados em uma única parcela, e uma cota de bolsa de mestrado. O projeto deverá ser desenvolvido ao longo de dois anos, podendo ser prorrogado para mais 12 meses.

As áreas temáticas prioritárias são avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos, bioremediadores, dispersão do óleo, processamento de resíduos e tecnologia aplicada à contenção do óleo. Serão utilizados como critério de seleção a aderência ao tema, o corpo docente em atividades de colaboração, o cronograma e orçamento propostos, a descrição das atividades e os resultados esperados a curto prazo.

O Programa Capes – Entre Mares atende demanda apresentada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação criado no âmbito do Plano Nacional de Contingência para a gestão de ações de resposta após a ocorrência do desastre. O Grupo é formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama).

Acesse aqui o Edital de Seleção Emergencial Capes – Entre Mares

Fonte: Jornal da Ciência, 22/11/2019, com informações de Capes