FAPESP Week destaca pesquisa em cooperação com a França

Sex, 22 de Novembro de 2019 09:21

A França é um dos principais parceiros internacionais em pesquisa nos projetos apoiados pela FAPESP. A Fundação mantém acordos de cooperação com 15 agências de financiamento, universidades, instituições de pesquisa e empresas francesas. Mais de 120 projetos de pesquisa foram aprovados por meio desses acordos.

Para celebrar a parceria e estimular novas colaborações nas mais diversas áreas do conhecimento, a FAPESP Week France será realizada de 21 a 27 de novembro de 2019, nas cidades de Lyon e Paris.

Nos dias 21 e 22, o simpósio ocorrerá na Universidade de Lyon, com a apresentação de estudos nos temas “Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados”, “Fotônica”, “Atmosfera e Saúde”, “Deriva de Partículas e Propulsão em Fluxos Turbulentos”, “Filosofia”, “Questões Urbanas (Riscos, Infraestrutura e Movimentos Sociais)” e “Insetos, Controle, Doenças, Meio Ambiente e Impacto Econômico”.

De 25 a 27 de novembro, a FAPESP Week France será realizada na Universidade de Paris, com os temas “Amazônia e Pesquisa sobre o Clima”, “Psicologia e Psicanálise”. “Estudos da Terra”, “Migração, Mobilidade Urbana e Questões Sociais Urbanas”, “Ciências da Vida”, “Nanomateriais e Bionanomateriais”.

As apresentações serão feitas por cientistas das duas universidades francesas e de universidades e institutos de pesquisa no Estado de São Paulo. Em Lyon e Paris também serão realizadas mesas-redondas para debater estratégias de financiamento e de colaboração internacional em pesquisa.

A FAPESP Week France é um evento aberto e gratuito. Inscrições e mais informações sobre o evento podem ser acessadas em www.fapesp.br/week2019/france.

Fonte: Portal Agência FAPESP