Universidade Federal da Paraíba lidera ranking de depositantes de patentes nacionais

Ter, 19 de Novembro de 2019 15:50

A Universidade Federal da Paraíba assumiu em 2018 a liderança do ranking de maiores depositantes nacionais de patente de invenção (94 pedidos), seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (82 pedidos) e Universidade Federal de Minas Gerais (62 pedidos). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, pela Assessoria de Assuntos Econômicos do INPI.

Em 2017, a liderança estava com a Universidade Estadual de Campinas, que passou para quinta colocada, com 50 pedidos de patente em 2018. Já a Universidade de São Paulo (USP), que ocupava a quinta posição, caiu para o sexto lugar no ranking (47 pedidos).

Dos vinte maiores depositantes residentes de patente de invenção, dezoito são instituições de ensino e pesquisa e apenas duas empresas se destacaram: a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), em quarto lugar, subindo 22 posições em relação a 2017; e a CNH Industrial Brasil Ltda, na 12ª posição, caindo cinco colocações.

Marcas e outros registros

Foi divulgado ainda o ranking dos maiores depositantes residentes de marca, com a TVSBT Canal 4 de São Paulo na liderança (206 pedidos), seguida por: Linx Sistemas e Consultoria Ltda (203 pedidos) e Globo Comunicação e Participações S.A. (179 pedidos).

Em pedidos de desenhos industriais, a Grendene S.A. (122) ficou em primeiro lugar; Paulo Celso Cardoso Bachhi (110 pedidos), em segundo; e a Fundição Jesuítas Ltda ME (72 pedidos), na terceira posição.

Pedidos de registro de programa de computador foram liderados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (99 pedidos), com a Fundação CPQD (74 pedidos) no segundo lugar e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (56 pedidos) em terceiro.

Fonte: Portal INPI