Mesmo encerrado, bloqueio segue causando prejuízos milionários às universidades

Ter, 19 de Novembro de 2019 15:42

Governo bloqueou R$ 2,4 bilhões em abril e só repôs o valor total em outubro; falta de dinheiro levou a atrasos nos pagamentos de contas e multas que complicam saúde financeira das instituições

O Ministério da Educação (MEC) celebrou o desbloqueio de R$ 1,1 bilhão de recursos destinados às universidades e institutos federais, em 18 de outubro. Mas gestores das maiores instituições do país alertam que seguem se debatendo com prejuízos milionários gerados pela contenção de recursos durante quase todo o ano letivo.

Só na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as contas de luz e impostos em atraso por causa do bloqueio deste ano já somam multas de cerca de R$ 3,5 milhões e R$ 600 mil, respectivamente.

Somados os prejuízos com atraso em contas de luz e pagamentos de impostos na UFRJ, os cerca de R$ 4,2 milhões a serem pagos agora pela universidade para sair do vermelho equivaleriam a 10.500 parcelas mensais de bolsas de iniciação à pesquisa científica para alunos da graduação, que custam R$ 400 mensais.

Fonte: Jornal da Ciência, 14/11/2019, com informações de O Globo