logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Acordo entre EMBRAPII e INPI vai ampliar geração de patentes no Brasil

Seg, 18 de Novembro de 2019 18:01

Proposta prevê capacitação de pesquisadores e empresas no sistema de gestão de Pedidos de Propriedade Intelectual

 

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) assinam, nesta quinta-feira (14), acordo de cooperação para incentivar e ampliar os pedidos de Propriedade Intelectual (PI) no Brasil, especialmente, os de patentes da indústria nacional. A cerimônia ocorrerá em São Paulo e contará com a presença do diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, e do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

 

O acordo envolve a avaliação do sistema de Propriedade Intelectual nas empresas e Unidades EMBRAPII, o apoio em atividades relativas à inovação, bem como a capacitação dos envolvidos para proteger, gerir e licenciar as patentes. Também se estuda a possibilidade de criar um fast track aos projetos apoiados pela EMBRAPII, ou seja, um caminho mais ágil durante o processo. Em seis anos de atuação, são 800 projetos gerando mais de 300 pedidos de Propriedade Intelectual.

 

Para Jorge Guimarães, a ausência de centros de pesquisas em boa parte das empresas brasileiras contribui para que a indústria nacional hesite em inovar no país. O executivo destaca que, neste aspecto, as Unidades EMBRAPII assumem um importante papel à medida que tem equipamentos e profissionais qualificados para atender a demanda do setor produtivo por PD&I. “É preciso quebrar a velha cultura do setor empresarial de não produzir patentes. A EMBRAPII tem mostrado que isto é possível. Os projetos apoiados pela instituição geraram patentes para indústria. Não são patentes de prateleira. São produtos e processos inovadores que agregam valor ao mercado”, destaca.

 

Consideradas como um diferencial competitivo na economia do conhecimento, que é fortemente baseada em inovação, as patentes encontram um cenário positivo no Brasil. Segundo dados do INPI, entre 2000 e 2017, as patentes de invenção solicitadas por brasileiros cresceram 72%, e os pedidos de registros de software, 263%. No entanto, apesar do avanço, o Brasil aplica pouco mais do que 1% do PIB em pesquisa e desenvolvimento (P&D), com preponderância de investimentos públicos.

 

Para reverter este quadro e incrementar o investimento privado em inovação e na geração de patentes, inclusive em parcerias, o acordo do INPI com a EMBRAPII será fundamental para alcançar o segmento empresarial brasileiro. Isso porque as 42 unidades EMBRAPII credenciadas no País atuam em cooperação com instituições de pesquisa públicas e privadas, tendo como foco as demandas empresariais.

 

A EMBRAPII já apoiou mais de 800 projetos em inovação, desenvolvidos em parceria pelas unidades EMBRAPII com empresas nacionais. Tais projetos somam investimentos de R$ 1,3 bilhão.

 

Serviço

 

Assinatura de acordo de cooperação entre INPI e EMBRAPII

 

Data: 14 de novembro, às 10h

 

Local: Escritório de representação do Ministério da Economia

 

Avenida Paulista, 2163 – 15º andar

 

Bela Vista – São Paulo – SP

 

 

Fonte: Jornal da Ciência, 14/11/2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa