Programa USP Cidades Globais abre chamada para pesquisadores

Seg, 18 de Novembro de 2019 17:53

O Programa USP Cidades Globais, promovido no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), está com chamada pública para pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores. As inscrições vão até dia 22 de novembro de 2019.

Com o objetivo de propor soluções que promovam a qualidade de vida nas cidades, o programa busca pesquisadores que considerem as complexidades dos grandes centros urbanos com uma perspectiva inter e transdisciplinar em seus trabalhos.

A iniciativa possibilita que o pesquisador participe de grupos nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas, integrando redes de estudos e pesquisas no exterior.

São oferecidas duas modalidades para os interessados: Programa de Pós-Doutorado na USP e Programa Pesquisador Colaborador. O primeiro é voltado a portadores de título de doutor com duração de seis meses a dois anos, podendo haver renovações, com carga horária mínima de 20 horas semanais.

Já o Programa Pesquisador Colaborador é realizado por pesquisadores externos, vinculados ou não a outras instituições de ensino e pesquisa, com título de doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira. O pedido de participação deve ser formulado por um docente da USP e submetido à Comissão de Pesquisa do IEA. A carga horária mínima de dedicação é de 12 horas semanais e, a máxima, de 20.

Ambas as modalidades podem ser desenvolvidas com ou sem bolsa. Caberá ao interessado submeter, quando for o caso, a solicitação de bolsa às agências de fomento.

As inscrições devem ser feitas pelos sites do IEA: https://bit.ly/34TWk91 e https://bit.ly/2q3qp71.

Mais informações em: www.iea.usp.br/noticias/cidades-globais-chamada-pesquisadores.

Fonte: Portal Agência FAPESP