logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

FAPESP anuncia resultado de chamada com a Plataforma Transatlântica

Ter, 12 de Novembro de 2019 15:23

A FAPESP anuncia os pesquisadores paulistas selecionados em chamada de propostas lançada com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais (T-AP, na sigla em inglês), que teve como tema Inovação Social.

 

A T-AP é uma iniciativa de colaboração internacional criada em 2013 entre agências de fomento das Américas e da Europa, em todas as disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Tem entre seus objetivos fortalecer a cooperação transnacional nessas disciplinas entre agências de fomento, entidades de pesquisa e pesquisadores.

 

A Fundação participou da chamada ao lado de agências de fomento de outros sete países – Alemanha, Canadá, Holanda, Finlândia, França, Polônia e Reino Unido. A FAPESP é uma das três agências coordenadoras da T-AP, ao lado do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades do Canadá (SSHRC) e da Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO).

 

Foram selecionadas apenas propostas elaboradas por equipes com membros de pelo menos três desses países e de ambos os lados do Atlântico. A chamada buscou fomentar projetos que desenvolvessem características-chave da inovação social, como geração de valor por meio de novas ou aprimoradas políticas; metas de coesão social (incluindo crescimento inclusivo e sustentabilidade); empoderamento e bem-estar individual e coletivo.

 

Dessa forma, pesquisadores do Estado de São Paulo integrarão redes internacionais de colaboração científica e travarão contato com pesquisa avançada e abordagens multifacetadas relativas à implementação, tanto de políticas públicas quanto de formas de organização social advindas do conhecimento interdisciplinar derivado da intersecção entre inovação tecnológica e as reflexões acerca dos desafios das sociedades humanas no século 21.

 

"Foi uma chamada muito competitiva, com propostas cobrindo um grande leque de aspectos associados à inovação social. Da discussão dos temas e elaboração da chamada até a divulgação do resultado final, os parceiros da T-AP levaram quase dois anos, incluindo duas fases de avaliação rigorosa. O fato de a FAPESP estar presente em praticamente metade dos projetos contemplados evidencia a qualidade da pesquisa desenvolvida no Estado", disse Claudia Bauzer Medeiros, membro do Comitê Gestor da FAPESP com a T-AP.

 

"A participação da FAPESP na coalizão de agências da Plataforma Transatlântica vem permitindo aos pesquisadores do Estado de São Paulo formarem novas alianças internacionais de pesquisa interdisciplinar de qualidade em Ciências Humanas e Sociais. As pesquisas fomentadas pela FAPESP geram impacto social, econômico e intelectual. Nessa chamada de propostas, o impacto social foi especialmente valorizado”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

 

Mais informações sobre a chamada: www.transatlanticplatform.com/social-innovation.

 

Fonte: Portal Agência FAPESP

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa