Com tecnologia totalmente brasileira, vacina da dengue chega à última fase de testes

Seg, 11 de Novembro de 2019 15:18

Pesquisa com voluntários busca comprovar a eficácia do produto, desenvolvido pelo Instituto Butantan

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre dezembro de 2018 e agosto de 2019 foram notificados 1,4 milhão de casos de dengue no Brasil ‒ um aumento de 600% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar das campanhas de prevenção, a doença atinge milhões de brasileiros todos os anos, podendo ser fatal em alguns casos.

A boa notícia é que em breve deve estar disponível uma nova arma no combate à doença. A vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan da USP, já está na última fase de testes. Nesta etapa, diferentes centros de pesquisa clínica no país todo participam da realização de ensaios clínicos, feitos com voluntários para comprovar a segurança e eficácia da vacina.

Como explica Neuza Frazatti Galenna, gerente de projetos do Instituto Butantan, uma vez comprovada a eficácia, o relatório do estudo é entregue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia os resultados para que posteriormente seja possível fazer lotes comerciais do produto.

Confira os vídeos da primeira reportagem do Especial Epidemias, os detalhes da produção da vacina da dengue e como têm sido os testes na etapa final: Jornal da USP

Fonte: Jornal da Ciência, 08/11/2019, com informações do Jornal da USP