Pós-doutorado em física da matéria condensada com bolsa da FAPESP

Seg, 11 de Novembro de 2019 14:59

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP está disponível para o Projeto Temático “Modelagem computacional da matéria condensada”. O prazo de inscrição termina no dia 15 de novembro de 2019.

O bolsista será integrado ao grupo de Modelagem Computacional da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde vai trabalhar com cálculos ab initio das propriedades termoelétricas em compostos calcogênios As2Se3 e As2S3.

O projeto envolverá cálculos da interação elétron-fônon usando interpolação de Wannier, teoria da perturbação do funcional da densidade e métodos em teoria de campo.

O candidato deve ter experiência, de pelo menos cinco anos, em cálculos de estrutura eletrônica com base em DFT; experiência com códigos DFT: VASP ou Quantum Espresso; experiência com a física da interação elétron-fônon e mobilidade eletrônica; e experiência com os códigos EPW, Wannier90, ShengBTE e BoltzTraP.

Os interessados devem entrar em contato com o coordenador do projeto, o professor Alex Antonelli, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , e enviar uma carta de apresentação, curriculum vitae e informações de contato de pelo menos duas referências.

O bolsista deve começar as atividades em dezembro de 2019. A bolsa terá duração de até dois anos, renovável por mais dois anos.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3227.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Fonte: Portal Agência FAPESP