Exame de sangue ajuda no diagnóstico precoce de câncer de mama, aponta estudo

Qua, 06 de Novembro de 2019 16:27

Teste pode identificar doença até cinco anos antes dos primeiros sinais clínicos

Um estudo apresentado nesta semana na Conferência do Instituto Nacional de Pesquisa sobre o Câncer do Reino Unido mostrou que é possível detectar o câncer de mama por meio de exame de sangue até cinco anos antes dele demonstrar sinais clínicos, como os nódulos.

As células cancerígenas produzem algumas proteínas, que são chamadas de antígenos. Estas proteínas estranhas incentivam o organismo a produzir anticorpos para atacá-las (autoanticorpos). Os pesquisadores da Universidade de Nottingham (Reino Unido) descobriram que antígenos associados a tumores são bons indicadores de câncer.

Fonte: Jornal da Ciência, 06/11/2019, com informações de O Globo