Inpa realiza pré-congresso do La Sove sobre Controle de Vetores de Doenças Negligenciadas

Sex, 01 de Novembro de 2019 07:55

O evento, que será realizado de 16 a 19 de novembro, está com inscrições abertas. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) promove de 16 a 19 de novembro o Pré-congresso do Encontro Inaugural da Latin American Society for Vector Ecology (La Sove) intitulado “Controle de Vetores de Doenças Negligenciadas”. O evento será coordenado pelo pesquisador do Inpa, Wanderli Pedro Tadei, e pelo professor da Universidade de Heidelberg (Alemanha), Norbert Becker.

As atividades acontecerão no Laboratório de Malária e Dengue (LMD/ INPA) e no Auditório da Ciência, dentro do Bosque da Ciência, localizado na Rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. O objetivo do evento é evidenciar a relação existente entre a academia, os órgãos reguladores e os formuladores de políticas públicas, relevantes no gerenciamento do controle vetorial e de doenças tropicais negligenciadas, disseminadas por patógenos transmitidos por vetores na América Latina.

O pré-congresso será constituído de palestras e minicursos relacionados a doenças transmitidas por insetos vetores, controle biológico, princípios de taxonomia de mosquitos de importância médico-veterinária e interação parasito-hospedeiro, com ênfase em Anopheles-Plasmodium.

Conforme a organização, o Pré-Congresso será realizado nos moldes do Curso de Controle Biológico que ocorreu anualmente entre os anos de 2001 e 2013 sob coordenação do pesquisador Wanderli Pedro Tadei, líder do Laboratório de Vetores de Malária e Dengue do Inpa.

O evento é aberto à comunidade científica. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas diretamente com o Laboratório de Malária e Dengue (LMD), bastando o candidato preencher o formulário e enviar para o endereço de e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo site do evento https://www.lasove.com/projecto-2 . As inscrições aprovadas receberão a confirmação da organização.

La Sove

O Latin American Society for Vector Ecology (La Sove) acontecerá de 20 a 24 de novembro em Manaus e tem como tema “Prevenção, controle de vetores e eliminação de doenças negligenciadas transmitidas por vetores na América Latina”.

Fonte: Jornal da Ciência, 30/10/2019, com informações de Inpa