logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Sede regional da SBPC é instalada no campus Pampulha

Qui, 31 de Outubro de 2019 16:21

Para reitora Sandra Goulart Almeida, proximidade vai potencializar ações; titular da representação mineira é Luciano Mendes, da FaE

 

O campus Pampulha passa a abrigar a sede da Secretaria Regional em Minas Gerais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A entidade ocupa uma sala nas dependências da Diretoria de Cooperação Institucional (Copi) da UFMG, no quarto andar do prédio da Reitoria. Há muitos anos, a SBPC, que já esteve instalada no Departamento de Química, não tinha uma sede no estado.

 

“É uma honra para nós acolher a SBPC, instituição que tem desempenhado papel crucial, junto com a UFMG, na defesa da ciência e tecnologia, sobretudo no cenário atual”, disse a reitora Sandra Goulart Almeida. “A Universidade e a Sociedade têm uma bela história em comum, e a aproximação física vai potencializar ainda mais nossas ações.”

 

O secretário regional da Sociedade em Minas Gerais, Luciano Mendes de Faria Filho, professor da Faculdade de Educação da UFMG, destaca o benefício operacional da instalação para a representação, que fica apta a constituir arquivo, receber pessoas e correspondência e contar com equipamentos e pessoal de apoio.

 

“A novidade tem também uma dimensão simbólica, que é muito importante. Representa uma promessa de perenização e fortalecimento da presença da SBPC no estado, próxima da UFMG e de outras instituições parceiras nas lutas democráticas e em prol da educação, da ciência e da tecnologia”, afirma Luciano Mendes, que tomou posse em julho passado, para mandato de dois anos.

 

A professora Adelina Reis, titular da representação mineira da SBPC no biênio 2017-2019, iniciou as conversas que levaram à instalação da nova sede. Ela salienta que a proximidade da Copi é especialmente interessante porque a diretoria e a secretaria regional têm desenvolvido uma série de ações em parceria, tanto em Brasília quanto em Minas.

 

Projetos em comum

 

As trajetórias da SBPC, fundada em 1948, e da UFMG têm se cruzado ao longo das décadas. O médico e professor José Baeta Vianna (1894-1967) presidiu a entidade em duas gestões, de 1959 a 1963, e diversos outros pesquisadores desempenharam funções na direção e no Conselho da SBPC. Em 1965, a Universidade sediou pela primeira vez uma Reunião Anual da Sociedade (a 17ª), o que se repetiria nos anos de 1975, 1985, 1997 e 2017. No encontro de dois anos atrás, a UFMG comemorava 90 anos de existência.

 

Em todos esses anos, a Universidade e a SBPC realizaram uma série de articulações e projetos conjuntos, como conferências e debates. Por vários anos, a revista Ciência Hoje, vinculada à SBPC, foi sediada no laboratório do professor Angelo Machado, no ICB, campus Pampulha. O professor Paulo Sergio Lacerda Beirão, também do ICB, tomou posse há três meses no Conselho da entidade, para o período 2019-2023, como um dos representantes da área que abrange Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e o Distrito Federal.

 

A Secretaria Regional da SBPC está instalada na sala 4.024 do edifício da Reitoria e poderá ser contatada pelo telefone (31) 3409-4384.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 28/10/2019, com informações UFMG

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa