FAPESP e MCTIC articulam criação de centros de pesquisa em inteligência artificial

Qui, 31 de Outubro de 2019 16:18

A FAPESP e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) articulam a criação de Centros de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial para o desenvolvimento de aplicações nas áreas de saúde, agricultura, segurança cibernética e recursos naturais, entre outras.

As linhas gerais da proposta, que está sendo avaliada pela equipe técnica do ministério, foram discutidas ontem (23/10) em um encontro que reuniu o ministro Marcos Pontes e o secretário executivo da pasta, Júlio Semeghini, com diretores da FAPESP. O ministro qualificou a possibilidade de parceria para o desenvolvimento de pesquisas na área de Inteligência Artificial como um “golaço para o país”. A FAPESP e o MCTIC mantêm convênio de cooperação científica e tecnológica desde 2013.

Participaram do encontro o diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, Carlos Américo Pacheco; o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, e o diretor administrativo, Fernando Menezes, além do chefe de gabinete da Presidência, José Roberto Drugowich, e o assessor Milton Flávio Lautenschlager.

Além da FAPESP e do MCTIC, os futuros centros seriam constituídos em parceria com empresas e instalados em universidades e institutos de pesquisas em São Paulo e em outros estados do país, selecionados por meio de chamadas de proposta.

Esse mesmo modelo de colaboração para pesquisa é usado nos 14 Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) já constituídos pela FAPESP em parceria com empresas como, por exemplo, Shell, GSK, Embrapa e Natura. A FAPESP já anunciou, no início de outubro, um CPE em Inteligência Artificial com a IBM, que em breve será instalado na Universidade de São Paulo (leia mais em agencia.fapesp.br/31700).

No encontro entre o ministro e a diretoria da FAPESP, também estiveram em pauta eventuais colaborações em áreas relacionadas à pesquisa em mudanças climáticas, saúde pública e equipamentos multiusuários, entre outras.

Fonte: Portal Agência FAPESP