Plataforma portátil pode facilitar o diagnóstico da hepatite C

Qui, 31 de Outubro de 2019 15:44

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – criaram uma plataforma laboratorial portátil voltada ao imunodiagnóstico do vírus da hepatite C.

O sistema é capaz de se comunicar com dispositivos móveis e possui um módulo de leitura em tempo real por meio de um aplicativo, responsável por adquirir os sinais das reações imunoquímicas entre o antígeno do vírus da hepatite C (VHC) e o anticorpo produzido pelo organismo para combatê-lo (anti-VHC). O trabalho foi descrito em artigo publicado no periódico IEEE Sensors Journal.

Intuitiva e com simples funcionamento, a plataforma é capaz de armazenar o exame do paciente em um cartão de memória e enviá-lo, via e-mail ou pelas redes sociais, ao médico responsável por interpretar o diagnóstico e definir o melhor tratamento.

Os resultados experimentais mostraram a detecção do anti-VHC positivo em amostras biológicas para limites de detecção relativamente baixos. A portabilidade do sistema, aliada com a produção de baixo custo dos imunossensores, oferece perspectivas promissoras de aplicação na área de diagnósticos clínicos. Segundo os pesquisadores, a metodologia pode ser adaptada para a detecção de outras doenças.

O trabalho tem como principal autor João Paulo de Campos da Costa, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do CDMF. Também assinam o artigo Wagner Benício Bastos (UFSCar), Paulo Inácio da Costa (Universidade Estadual Paulista - Unesp), Maria Aparecida Zaghete (Unesp), Elson Longo (UFSCar) e João Paulo Carmo (USP).

O artigo Portable laboratory platform with electrochemical biosensors for immunodiagnostic of hepatitis C virus pode ser lido em cdmf.org.br/wp-content/uploads/2019/10/08772098.pdf.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da Assessoria de Comunicação do CDMF