Ciência na Escola escolhe 19 consórcios para aproximar ciência do ensino básico

Qui, 31 de Outubro de 2019 15:41

O programa Ciência na Escola divulgou no dia 22 (terça-feira) o resultado final da chamada pública de instituições para o aprimoramento do ensino de ciências na educação básica. Dos 47 projetos submetidos, foram selecionadas 19 redes formadas por universidades federais, Institutos de Ciência e Tecnologia e espaços científicos e culturais que vão atuar em 22 Estados do país. O investimento será de R$ 100 milhões com recursos do Ministério da Educação.

A diretora de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência, Zaira Turchi, anunciou o resultado durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e se disse confiante que o programa produzirá bons resultados. “Temos redes do Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste. O Brasil está todo representado. São consórcios muito interessantes, instituições experientes e capacitadas. Estamos muito animados que será um sucesso no que se propõe: aprimorar o ensino de ciência na educação básica”, disse.

O próximo passo do Ciência na Escola será a contratação dos projetos e a realização em dezembro do Seminário Marco Zero, que vai reunir as redes escolhidas e alinhar as iniciativas, com presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

O programa Ciência na Escola tem o objetivo de aproximar o ensino de ciências das escolas de ensino fundamental e médio com foco na solução de problemas. Além da chamada de instituições, o programa conta com outras três iniciativas:

A Olimpíada Nacional de Ciências, que teve quase 2 milhões de estudantes inscritos; a chamada de pesquisadores com projetos para levar a ciência para sala de aula, que teve 138 propostas aprovadas e está na fase de seleção; e o Ciência é 10, projeto que vai capacitar professores por meio de um curso à distância, que está com inscrições abertas e deve atingir quase 4 mil profissionais.

Fonte: Portal MCTIC