logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Capes e reitores planejam estratégia para fixação de pesquisadores na Amazônia

Sex, 18 de Outubro de 2019 10:27

Na Região Amazônica, há 345 programas de pós-graduação stricto sensu, com cerca de 22 mil matriculados

 

Em reunião nesta terça-feira, 15, em Brasília, dirigentes da Capes e 11 reitores de universidades federais da Amazônia iniciaram discussões para planejar estratégias de expansão com qualidade da pós-graduação e de fixação de professores e pesquisadores nos estados da região. “Ouvimos propostas de implementação de ações. Vamos colocar uma proposta concreta para a região”, afirmou Anderson Correia, presidente da Capes.

 

De acordo com o presidente, o objetivo é planejar estratégias para a fixação de pesquisadores e professores, além de tornar a região mais atrativa. “Vamos também discutir como melhorar os programas de pós-graduação e acelerar a cooperação internacional”.

 

Para Marcel Botelho, reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia e presidente do Fórum Andifes de Reitores da Amazônia, a Região Amazônica precisa fortalecer sua pesquisa e os programas de mestrado e doutorado. “É muito satisfatório saber que a Capes reconhece essa necessidade de tratamento diferenciado para a região”.

 

Segundo o reitor, é necessário melhorar os cursos e capacitar a mão-de-obra local para que gere fixação. “Com isso vamos gerar a tecnologia para fazer a produção adequada. Significa geração de emprego, renda e conservação da floresta amazônica”.

 

Nos nove estados de compõem a Amazônia (Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso), há 345 programas de pós-graduação stricto sensu, com cerca de 22 mil matriculados. Está prevista para novembro, nova reunião, em Manaus, entre a Capes e universidades da Amazônia definir as estratégias e discutir o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 16/10/2019, com informações de Capes

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa