UFRB abre inscrições para Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola

Sex, 18 de Outubro de 2019 10:09

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o processo seletivo de aluno regular dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), com ingresso no primeiro semestre acadêmico de 2020. São ofertadas 10 vagas para o curso de mestrado e 10 vagas para o curso de doutorado. As inscrições seguem até o dia 18 de novembro, exclusivamente via internet, na Plataforma SIGAA/UFRB.

Podem ser admitidos candidatos que possuam o curso de graduação de nível superior em Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária ou em áreas correlatas. Também podem ser admitidos candidatos portadores de diplomas de tecnólogo na área de agricultura irrigada, irrigação e recursos hídricos e bacharelados, desde que seus currículos contenham, predominantemente, disciplinas pertinentes à área de concentração do PPGEA.

O programa tem área de concentração em Agricultura Irrigada e Recursos Hídricos, contemplando três linhas de pesquisa: Engenharia de Irrigação e Drenagem; Manejo de Culturas Irrigadas e Fertirrigação; Recursos Hídricos: Uso, Gestão e Qualidade.

Dentre as vagas ofertadas, duas podem ser ocupadas por servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da UFRB e, atendendo à política de cotas, são destinadas duas vagas a candidatos autodeclarados negros, duas a candidatos indígenas, quilombolas e pessoas trans e uma para pessoas com deficiência.

A primeira etapa da seleção consistirá na análise do currículo e do histórico escolar, com caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa, também com caráter eliminatório e classificatório, consiste na realização de prova escrita, sendo exigida a nota mínima igual a 6,0. A prova será realizada na UFRB e em outras instituições de pesquisa e/ou ensino definidas pela comissão de seleção, no dia 28 de novembro.

No caso de candidatos ao doutorado, há ainda uma terceira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, que consiste na avaliação do Projeto de Pesquisa, sendo exigida a nota mínima igual a 7,0. A data limite para a divulgação do resultado final no site do programa é 20 de dezembro, após o processo de heteroidentificação dos candidatos à reserva de vagas.

Sobre o PPGEA: O programa visa promover o desenvolvimento da capacidade crítica, ética e de metodologia científica para a geração e difusão do conhecimento científico e da capacidade de buscar soluções para problemas relacionados à área de formação, atendendo à demanda por profissionais qualificados, frente aos novos desafios do agronegócio.

Confira o Edital de Seleção Nº 02/2019 ¿ PPGEA.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/pgea

Fonte: Portal CNPq