MCTIC é representado na Comissão Geral destinada a debater a defesa das universidades públicas, institutos federais e o CNPq

Sex, 18 de Outubro de 2019 09:35

Representando o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas, Marcelo Morales, participou nesta terça-feira (15) da Comissão Geral destinada a debater a defesa das universidades públicas, institutos federais e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O debate teve como objetivo analisar as situações em que se encontram essas instituições brasileiras.

O deputado federal Bacelar (Podemos/BA), apresentou requerimento para a realização da Comissão Geral com a intenção de alertar para a situação de restrição orçamentária que ameaça a existência das instituições citadas. A Comissão Geral foi realizada no dia em que se comemora no Brasil, o Dia do Professor, 15 de outubro.

Durante a sua apresentação, Marcelo Morales destacou os projetos e as ações do MCTIC, entre eles o Ciência na Escola, e citou a missão do CNPq, que é fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional. “Sem educação, sem ciência e tecnologia, não há desenvolvimento”, disse o Secretário.

“É sempre importante falar dentro do Congresso Nacional sobre a importância do sistema nacional de ciência e tecnologia, e também do sistema de educação para o desenvolvimento do país”, ressaltou o Secretário.

O representante do MCTIC pediu atenção ao Congresso Nacional ao Projeto de Lei Orçamentária de 2020 para os projetos de pesquisa, principalmente do CNPq e Capes, e destacou que “o investimento em ciência e tecnologia vem caindo nos últimos anos, desde 2014, de forma vertiginosa, então, nós precisamos investir mais em ciência e tecnologia”, disse Morales, durante a Solenidade no Plenário da Câmara dos Deputados.

O secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas destacou que o Brasil é a décima terceira potência do mundo em produção científica, e que é necessário investir pesadamente em ciência e tecnologia e educação, para que se tenha um país realmente soberano. “Então, nós estamos na era do conhecimento e precisamos investir”, finalizou Marcelo Morales.

“Vale destacar também que foi feito um grande esforço do Governo para recompor o orçamento do CNPq, para o pagamento de bolsas, para os pesquisadores e para os alunos”, disse o secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas, Marcelo Morales.

Fonte: Portal MCTIC