Japão investe mais de US$ 5 milhões em pesquisas sobre doenças fúngicas

Qui, 17 de Outubro de 2019 16:14

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) firmaram parceria para a entrega de novos equipamentos ao Laboratório de Epidemiologia Molecular e Doenças Infecciosas (Lemdi) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

O acordo entre as instituições foi firmado em 2017 e prevê investimentos da ordem de US$ 5 milhões durante cinco anos para a realização de projetos de pesquisa clínica em infectologia. Com os recursos doados, foram adquiridos equipamentos para exames do tipo PCR (reação em cadeia da polimerase), fotodocumentadores, freezers, capelas, fluxos laminares, dentre outros instrumentos para preservação e coleção de fungos.

Em 2020, será entregue um sequenciador de alto desempenho avaliado em US$ 500 mil, que estará à disposição de outros laboratórios da FCM.

A formalização da parceria aconteceu no dia 18 de setembro de 2019, no auditório do Hospital de Clínicas da Unicamp. O evento contou com a presença do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, do diretor da FCM-Unicamp, Luiz Carlos Zeferino, e da professora da FCM Maria Luiza Moretti, além de outros representantes da universidade e do Japão.

O Lemdi foi fundado em 1993 e estruturado com recursos da FAPESP. O projeto prevê, além da readequação tecnológica dos equipamentos do laboratório, o intercâmbio de pesquisadores da Unicamp e das universidades japonesas de Chiba e Nagasaki (Japão).

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da assessoria de imprensa da FCM-Unicamp