logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Aspectos sociais, econômicos e ambientais do futuro brasileiro são temas de seminário

Qui, 17 de Outubro de 2019 16:03

Michel Korinman, diretor da revista francesa “Outre Terre” e professor emérito da Universidade Sorbonne, é um dos palestrantes do evento que acontece dia 24 de outubro, no IEA-USP, em São Paulo

 

Geógrafos e outros pesquisadores abordarão questões como a violência e criminalidade do país, os conflitos agrários, a degradação ambiental e as políticas governamentais na área, as perspectivas econômicas, a entrada de capital chinês no setor elétrico e as possibilidades de implementar rodovias na região amazônica. O evento é aberto ao público e requer inscrição prévia.

 

A realização do debate é motivada pela mais recente edição (56) da revista francesa “Outre Terre – Révue Européenne de Géopolitique“, que publicou análises de geógrafos, economistas, criminalistas, psicólogos e cientistas ambientais sobre temas envolvendo o Brasil. O conjunto de textos avalia como incerto o futuro do país.

 

No seminário, Michel Korinman, diretor da “Outre Terre” e professor emérito da Universidade Sorbonne, e Hervé Théry, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Científica (CNRS) da França e professor visitante na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) USP, apresentarão os assuntos analisados e os objetivos da publicação ao colocá-los em debate. Em seguida, cinco pesquisadores tratarão dos temas abordados pela revista [v. a programação]. A mediação do debate será da jornalista Roxane Ré, apresentadora do programa “Jornal da USP no Ar”, da Rádio USP.

 

Debate

 

Para os organizadores do evento, integrantes do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA, o debate dos “reais problemas brasileiros” está sendo “ofuscado por uma cortina de fumaça”. Segundo eles, as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, ocupam bastante espaço na imprensa, mas não por discutirem com profundidade os temas relevantes do país, e sim “pelo estilo do presidente ou pelas soluções propostas por seu governo, que têm suscitado preocupações e questionamentos tanto de uma parte da sociedade brasileira quanto de brasilianistas mundo afora”. Por isso, defendem que o futuro do país, com os diversos aspectos que o envolvem, seja discutido com seriedade acadêmica.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 15/10/2019, com informações de IEA-USP

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa