logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Nobel de Física para pesquisas que ampliaram a compreensão do universo

Qua, 09 de Outubro de 2019 17:14

Metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas irá para James Peebles, que ajudou a explicar a evolução do cosmos, e a outra metade será dividida entre Michel Mayor e Didier Queloz, pela 1ª descoberta de um exoplaneta

 

O Nobel de Física de 2019 premiou três cientistas por contribuições que ampliaram a compreensão da evolução do universo e do lugar da Terra no cosmos, anunciou nesta terça-feira (08/10) o Instituto Karolinska de Estocolmo.

 

Os vencedores são o canadense James Peebles, pelo desenvolvimento teórico da cosmologia física, e os suíços Michael Mayor e Didier Queloz, pela primeira descoberta de um planeta fora do Sistema Solar, ou exoplaneta.

 

Pesquisador da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, Peebles receberá metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas (cerca de 3,7 milhões de reais). Mayor, da Universidade de Genebra, e Queloz, que trabalha na mesma instituição e na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, dividirão a outra metade do prêmio.

 

Peebles se especializou em cosmologia física, ramo da astrofísica que busca entender a estrutura e a dinâmica do universo. Segundo o anúncio do Nobel, desde a década de 1960 Peebles deu contribuições significativas para esse campo. Suas ferramentas teóricas e cálculos permitiram a compreensão da radiação cósmica de fundo em micro-onda, que traz sinais e informações sobre a origem do universo.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 08/10/2019, com informações de Deutsche Welle Brasil

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa