Evento na USP destaca a presença de mulheres na área de tecnologia

Ter, 08 de Outubro de 2019 15:24

Em comemoração ao Ada Lovelace Day, no dia 19 de outubro, será realizado um evento no ICMC com o objetivo de evidenciar as conquistas das mulheres na ciência

Você conhece a Ada Lovelace? Foi ela quem escreveu o primeiro código de programação já criado, e isso ainda no século XIX. Sua importância na área de tecnologia é tão grande que uma data especial foi criada em sua homenagem: o Ada Lovelace Day. Nesse dia, em diversos lugares do mundo são criados eventos com o objetivo de evidenciar as conquistas das mulheres na ciência, além de inspirar as garotas a ingressarem na área.

No dia 19 de outubro, sábado, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sediará atividades como parte dessa comemoração em um evento criado pelo grupo de extensão Women in Tech. “É um dia internacional para valorizar e incentivar a participação feminina nas ciências exatas. A desigualdade de gênero na área é um problema que afeta o mundo todo e não apenas o Brasil”, explicou a professora Sarita Bruschi, que é coordenadora do evento e do grupo de extensão.

A programação, que ocorre das 9 às 20 horas, contará com palestras, minicursos e uma feira de exposição de projetos com trabalhos de pesquisa e extensão do ICMC, desenvolvidos por professoras e alunas. Além disso, também estarão presentes representantes de empresas de tecnologia como Monitora, Google e Token lab. Uma roda de conversa encerrará as atividades, possibilitando o diálogo entre participantes e apresentadoras.

Gratuito e aberto a todos, especialmente às mulheres, incluindo cis e trans (entenda melhor os termos clicando aqui), o evento será realizado com o apoio do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (Grace). As inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário: icmc.usp.br/e/24523.

Sobre o Women in Tech – O grupo surgiu em 2018, durante a Semana da Engenharia de Computação da USP São Carlos, com o intuito de discutir a falta de representatividade feminina nas áreas de ciências e tecnologia. O maior objetivo da iniciativa é apoiar e incentivar as ingressantes em cursos nos quais as mulheres são minoria, diminuindo assim a alta evasão.

Composto por alunas e alunos do curso de Engenharia de Computação, oferecido pelo ICMC em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, o grupo realiza diversas atividades relacionadas à presença das mulheres no ambiente universitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP