Remédio para diabetes pode combater esclerose múltipla

Ter, 08 de Outubro de 2019 10:03

MS Society, instituição que cofinanciou o projeto, divulgará amanhã os resultados do uso de metformina para tratar a doença

O medicamento metformina, comumente prescrito para tratar diabetes, pode interromper a progressão incapacitante da esclerose múltipla e até reparar nervos danificados, segundo pesquisa da Universidade de Cambridge.

O professor Robin Franklin, que liderou o estudo no Instituto de Células Tronco de Wellcome-MRC Cambridge, disse que o “efeito dramático e claro da metformina” em ratos de laboratório com sintomas de esclerose múltipla levaria, em 2020, a um ensaio clínico com pacientes. Os resultados foram publicados na revista Cell Stem Cell.

A MS Society, instituição que cofinanciou o projeto, divulgará os resultados nesta terça-feira, como evidência de que a esclerose múltipla pode ser interrompida. Vai lançar um apelo para arrecadar 100 milhões de libras para acelerar novas pesquisas.

Fonte: Jornal da Ciência, 07/10/2019, com informações do Valor Econômico