Entre universidades particulares, religiosas lideram ranking de pesquisas

Ter, 08 de Outubro de 2019 09:59

Instituições tradicionais contratam professores em tempo integral e firmam parcerias internacionais

O contingenciamento das verbas de educação pelo governo federal neste ano fomentou uma discussão sobre a produção científica das universidades privadas.

Em abril, o presidente Jair Bolsonaro colocou lenha na fogueira ao declarar que quem faz pesquisa no Brasil são as universidades privadas.

Os dados não embasam a declaração: mais de 95% das pesquisas do país são feitas por instituições públicas, segundo estudo da Clarivate Analytics para a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Fonte: Jornal da Ciência, 07/10/2019, com informações da Folha de S. Paulo