logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Governo estuda tirar fundo da ciência da Finep

Seg, 07 de Outubro de 2019 17:41

Documento do Ministério da Economia sugere que BNDES administre os recursos

 

Em meio aos seguidos arrochos nos recursos destinados à Ciência e Tecnologia, o governo federal agora estuda modificar o formato de administração e as regras de uso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (FNDCT), uma das principais fontes de recursos para subvenção e financiamento de pesquisa e desenvolvimento no país, com arrecadação superior a R$ 4 bilhões por ano.

 

O Valor obteve documento elaborado por técnicos da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério da Economia sugerindo a criação de um projeto de lei ou medida provisória para desvincular a aplicação dos recursos, aumentar o volume destinado a empréstimos e transferir sua administração para administração para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Hoje, o FNDCT é administrado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que perderia função com a mudança.

 

Especialista em inovação, a economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Fernanda de Negri disse que “na prática, abre mais espaço para deixar de investir em ciência. É o que está por trás da flexibilização do único fundo para ciência do país.”

 

Fonte: Jornal da Ciência, 04/10/2019, com informações de do Valor Econômico

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa