INPI participa da 59ª Assembleia Geral da OMPI em Genebra

Seg, 07 de Outubro de 2019 14:10

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, o INPI participou da 59ª Assembleia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra, na Suíça. O fórum, que vai até o dia 9 de outubro, reúne mais de mil representantes de 192 Estados-membros, com o objetivo de discutir os principais temas no campo da Propriedade Intelectual. O INPI foi representado pelo seu presidente, Cláudio Vilar Furtado; pelo coordenador-geral de Marcas, Schmuell Cantanhede; e pelo coordenador de Relações Internacionais, Leopoldo Coutinho.

Dentre os resultados da delegação do Instituto, estão as assinaturas do Memorando de Intenções (MoU) com o Escritório de Propriedade Intelectual Coreano (KIPO); da declaração de intenções para assinatura de MoU com o Instituto Espanhol de Patentes e Marcas (OEPM); e do plano de trabalho com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial da França (INPI).

Durante a semana na Assembleia Geral, também aconteceram reuniões com o diretor-geral da OMPI, Francis Gurry, e com representantes do Escritório Europeu de Patentes (EPO); da Organização Africana de Propriedade Intelectual (OAPI); do Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO); do Programa Ibero-Americano de Propriedade Industrial (IBEPI); da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); além de encontro com os representantes das áreas de PI dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O INPI também participou da reunião do Sistema de Cooperação sobre Aspectos de Informação Operacional e Propriedade Industrial (Prosul), com destaque para a assinatura da renovação do projeto-piloto de exame compartilhado (Patent Prosecution Highway - PPH) entre os países do projeto; e o recebimento da carta de intenção de Trinidade e Tobago de ingressar no grupo, fato que abre as portas para o Caribe anglófono e consolida a expansão geográfica do Prosul no continente americano.

Paralelamente, o INPI se reuniu com representantes de outros escritórios de PI, como os dos Estados Unidos, China, Japão, Rússia, Canadá, Suécia, Suíça, Portugal, Áustria, Chile e Arábia Saudita.

Fonte: Portal INPI