USP, Unicamp e Unesp brigam por aumento de teto para conter saída de professores

Sex, 04 de Outubro de 2019 17:50

Universidades estaduais paulistas temem perder profissionais para instituições particulares ou federais

As três universidades estaduais de São Paulo querem rediscutir o teto salarial dos professores no estado para conter a debandada de profissionais para universidades particulares e federais. O teto de rendimento dos docentes nessas instituições segue o salário do governador, atualmente fixado em R$ 23.048,59. Nas federais e em alguns estados, chega a R$ 39 mil, equiparado a salários de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) — referência para o teto do funcionalismo público federal. Caso essa diferença de cerca de 40% não seja reduzida, os reitores de USP, Unicamp e Unesp temem que a saída de profissionais de seus quadros seja agravada.

O teto voltou a ser destaque neste semestre, quando as universidades começaram a cortar os salários que estavam acima do valor fixado em lei. Ao menos 1,2 mil professores da ativa tiveram parte de seus ganhos reduzidos nas três escolas. Na USP, houve casos em que a redução chegou a R$ 5 mil. Outros 1.427 aposentados dessas três instituições também foram afetados pelos cortes.

Fonte: Jornal da Ciência, 02/10/2019, com informações de O Globo