Estudo revela importância econômica e social da UFSC para o Estado

Qua, 02 de Outubro de 2019 17:40

Desde sua criação, a UFSC vem contribuindo com a pesquisa nacional em várias áreas do conhecimento, a ponto de ser destaque, recentemente, na última edição do ranking britânico do Times Higher Education (THE). No ano de 2018, existiam 624 grupos de pesquisa em atuação na Universidade

A crise financeira das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que afeta toda a estrutura de ensino, pesquisa e extensão, além dos órgãos de fomento à pesquisa científica e de apoio à pós-graduação, vem sendo amplamente noticiada e discutida pela sociedade desde os anúncios dos cortes orçamentários pelo Governo Federal. Para embasar o debate, bem como apresentar os serviços, a extensão, a geração de emprego e o papel cidadão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) publicou, em setembro de 2019, estudo preliminar sobre a importância econômica e social da Universidade para o estado de Santa Catarina, elaborado pelo professor Lauro Mattei e pelos estudantes Mateus Victor Fronza e Vicente Loeblein Heinen. Neste espaço serão mostrados alguns tópicos e gráficos e a íntegra do texto pode ser conferida neste link.

Ensino

No que tange ao ensino da UFSC, o estudo traz os números da educação básica e superior. A primeira, que engloba educação infantil, ensino fundamental e médio, atende mais de 1.200 pessoas. Na graduação são 122 cursos e atende a quase 30 mil estudantes. Na pós-graduação são 141 cursos – 85 mestrados e 56 doutorados – que contemplam mais de 10 mil alunos.

No ano de 2018, o trabalho enumera que a UFSC atingiu 41.290 estudantes. Ao correlacionar esse montante com o número de municípios do estado por estratos populacionais, uma das constatações apresentadas pelos autores é que apenas 30 cidades das 295 catarinenses detêm população superior à estudantil do campus Florianópolis. A importância social da Universidade fica evidenciada ao proporcionar qualificação profissional a uma parcela expressiva da população.

Analisando o mesmo ano, o relatório mostra que o número de estudantes envolvidos com os programas chegou a 1.660, considerando-se que a maior parte das bolsas é mantida com recursos próprios da UFSC. Essas atividades, como o de Educação Tutorial (PET) e o de Bolsa Estágio (Pibe), procuram melhorar tanto a formação interdisciplinar como a específica via estágios profissionais. Além disso, os projetos de extensão da Universidade permitem uma maior aproximação com a realidade nas áreas de atuação dos distintos cursos.

Fonte: Jornal da Ciência, 01/10/2019, com informações de Notícias UFSC