logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq reúne 34 sítios PELD para avaliação dos projetos

Qua, 02 de Outubro de 2019 16:30

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reúne esta semana representantes dos 34 sítios do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) contemplados pela Chamada CNPq/Capes/FAPs/BC-Fundo Newton/PELD nº 15/2016. O encontro, aberto na manhã desta terça-feira (01), acontece na sede do CNPq e visa ao acompanhamento e à avaliação dos projetos e tem como tema principal a divulgação científica.

 

O objetivo da reunião é realizar uma análise detalhada do Programa e da atuação dos 34 sítios do PELD aprovados na Chamada 015/2016 no período de 2016 a 2019, prover a integração e cooperação dos sítios PELD, assim como o debate e o intercâmbio de ideias e experiências, contribuir para o aprimoramento da comunicação estratégica e da educação e divulgação científica, contribuir para o intercâmbio de métodos e resultados de pesquisa entre os coordenadores de sítios e apresentar os resultados das pesquisas e avanços do Programa aos parceiros da Chamada 015/2016 e do Programa.

 

O Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS) do CNPq Carlos Pittaluga, falou da durabilidade do PELD, que tem mais de 20 anos de criação, e dos desafios para manter um Programa por tanto tempo como uma ação estratégica. Pittaluga reforçou a importância das parcerias para as Chamadas e para investir mais em temas estratégicos como o PELD. "Neste momento, a gente vai precisar mais do que nunca de parceiros. E mais do que nunca, investir em temas estratégicos como esse. É muito estratégico, por qualquer ângulo que se observe. Para a sociedade, a economia e para o próprio meio ambiente. Não tem como escapar da palavra estratégica", concluiu.

 

Participam da reunião os membros do Comitê Científico do PELD, coordenadores de sítios PELD, representantes do Ministéria da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e FAPS parceiras, do Fundo Newton e Conselho Britânico, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), IBAMA, da Fundação Grupo Boticário, além de gestores das unidades de conservação, gestores e analistas do CNPq.

 

Durante o evento, que acontece até a quarta-feira, dia 2, haverá apresentação dos resultados parciais por meio de pôsteres, mesas-redondas sobre os desafios e perspectivas da pesquisa ecológica de longa duração e sobre a pesquisa socioecológica no âmbito do PELD, além de exposição de materiais e oficinas de divulgação científica. Veja aqui a programação completa.

 

SOBRE A CHAMADA

 

Foram aprovadas 34 propostas de sítios PELD, abrangendo pesquisas em ecossistemas distribuídos nos biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Campos Sulinos e Bioma Costeiro/Marinho.

 

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que abrangem um amplo escopo de assuntos, como por exemplo, mudanças climáticas, perda, fragmentação e degradação de ambientes naturais, invasão de espécies, assim como ações de conservação ou restauração de ecossistemas nativos.

 

O PELD

 

O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração - PELD foi criado em 1997, quando foi lançado o primeiro edital.

 

Os sítios PELD são áreas de referência para a Pesquisa Ecológica no Brasil. Localizam-se nos mais diversos ecossistemas do país, incluindo áreas preservadas e não-preservadas, onde são desenvolvidos estudos os mais diversos no tema da Ecologia, desde longas séries temporais de dados sobre os ecossistemas e suas biotas associadas, até pesquisas temáticas de menor duração. Os sítios PELD tem papel destacado na formação de recursos humanos especializados (nível de pós-graduação, principalmente), constituindo pólos de nucleação de grupos de pesquisa.

 

Fonte: Portal CNPq

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa