Pesquisadores conseguem detectar falha molecular ligada ao Parkinson

Ter, 01 de Outubro de 2019 16:00

Mecanismo parece estar presente em todos os pacientes do Parkinson. Por isso, poderá ser usado na criação de testes para o diagnóstico precoce da doença neurodegenerativa, segundo cientistas norte-americanos

As doenças neurodegenerativas ainda não têm cura, apenas terapias que ajudam a amenizar ou retardar sintomas. Descobertas feitas por pesquisadores norte-americanos podem contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para uma dessas complicações: o Parkinson. Em um estudo publicado na última edição da revista Cell Metabolism, investigadores relatam que um defeito mitocondrial pode estar relacionado à enfermidade. Para os autores, as novas informações também devem contribuir para o desenvolvimento de diagnósticos precoces.

O Parkinson é decorrente da morte misteriosa de neurônios, prejudicando os movimentos corporais. Essas células nervosas que se originam em uma estrutura do mesencéfalo, substância negra do cérebro, são chamadas de dopaminérgicas, porque secretam a dopamina, substância química que transmite sinais moduladores de movimento a outros neurônios.

Não se sabe ainda a causa da morte desses neurônios, mas a equipe americana acredita que a intensidade especial com que eles desempenham suas funções debilita as mitocôndrias — componentes que, por meio da respiração, geram energia para as células em troca de suprimento constante de matérias-primas: oxigênio e carboidratos ou gorduras ricas em carbono.

Fonte: Jornal da Ciência, 27/09/2019, com informações de Correio Braziliense