logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Além da UFBA, outras quatro universidades federais baianas reduzem gastos

Ter, 01 de Outubro de 2019 14:05

Nessa quinta-feira (26), a comunidade da Federal da Bahia realizou uma paralisação contra os cortes e o programa Future-se

 

O bloqueio de cerca de R$ 53 milhões no orçamento da Universidade Federal da Bahia fez com que a instituição instaurasse medidas para a redução de gastos, em portaria publicada nessa terça-feira (24). Além da Ufba, as outras quatro universidades federais que funcionam no estado também estabeleceram um corte de despesas para lidar com o corte no repasse do Ministério da Educação (MEC).

 

As instituições do Recôncavo Baiano (UFRB), do Sul da Bahia (UFSB), do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com sede em Petrolina (PE), mas que tem campi em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, completam a lista das cinco universidades federais do estado.

 

Em todas estas instituições, as medidas de redução de custos foram parecidas com as tomadas pela Ufba nesta semana. Na UFSB, foram bloqueados quase 54% do orçamento discricionário da instituição – a maior percentagem de contingenciamento do país segundo o Painel dos Cortes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Lá, obras da construção de um bloco pedagógico nos três campi (Teixeira de Freitas, Itabuna e Porto Seguro) está quase paralisada pela falta de recursos.

 

 

Fonte: Jornal da Ciência, 27/09/2019, com informações de Correio*

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa