Pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro receberão mais de R$ 55 milhões para suas investigações dos próximos três anos

Seg, 30 de Setembro de 2019 16:10

Os 188 Cientistas do Nosso Estado (CNE) e mais 143 Jovens Cientistas do Nosso Estado (JCNE) receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 3.000,00 (CNE) e R$2.400,00 (JCNE), durante 36 meses. Também serão entregues os termos de outorga para os agraciados no edital Redes de Pesquisa Cooperativa em Nanotecnologia, com impacto no desenvolvimento e consolidação da indústria 4.0 no Estado do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira, dia 27/09, a partir das 10 horas, no auditório do Museu do Amanhã, o presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima Silva, junto ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, e o governador Wilson Witzel entregarão aos 188 Cientistas do Nosso Estado (CNE) e mais 143 Jovens Cientistas do Nosso Estado (JCNE) os termos de outorga dos seus projetos aprovados.

Selecionados entre 1.167 propostas submetidas, os contemplados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 3.000,00 (CNE) e R$2.400,00 (JCNE), durante 36 meses, totalizando um investimento na ciência do Rio de Janeiro de mais de R$ 25 milhões.

Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Entre as 25 instituições contempladas na edição 2019, as que receberam um maior número de bolsas foram UFRJ (119), UFF (48), Uerj (42), PUC-Rio (26), FIOCRUZ (22), UFRRJ (11) e UENF (08), além de outras 19 instituições no Estado. As grandes áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no CNE e JCNE, em ordem decrescente, são: Ciências Biológicas (80), Ciências Exatas e da Terra (60), Ciências Humanas (53), Engenharias (41), Ciências da Saúde (36), Ciências Sociais Aplicadas (27), Ciências Agrárias (19) e Linguística, Letras e Artes (15).

A edição 2019 dos programas CNE e JCNE foi a primeira em estender, em um ano, o período de avaliação da produtividade científica do solicitante no caso de nascimento ou adoção de crianças nos últimos cinco anos. Essa ação teve como objetivo minimizar o impacto do nascimento dos filhos na carreira científica das mulheres e compensar uma possível queda de produtividade decorrente do afastamento legal pela licença maternidade das atividades de pesquisa em institutos e universidades fluminenses.

Segundo a Diretora Científica da Faperj, Eliete Bouskela, “essa e outras ações são necessárias para que se garanta maior participação feminina em todos os campos da sociedade, em especial na produção de conhecimento científico. Na edição de 2019, houve aumento de 3% na participação feminina em relação à edição de 2018 e de 5% em relação à 2017. O maior número de solicitações por parte de cientistas do sexo feminino reflete o estímulo à igualdade de gênero promovido pela Faperj nesses programas.”

Na ocasião, também serão entregues os termos de outorga para os agraciados no edital Redes de Pesquisa Cooperativa em Nanotecnologia com impacto no desenvolvimento e consolidação da indústria 4.0 no Estado do Rio de Janeiro, incluindo produtos para diagnóstico (labo n a chip), nanopartículas para o carreamento e liberação de fármacos, regeneração de tecidos, entre outros. Os recursos deste edital são de R$ 30 milhões. Neste edital, foram selecionados 7 projetos que podem ser consultados em https://bit.ly/2lNsbr5.

Fonte: Jornal da Ciência, 26/09/2019, com informações da Assessoria de Comunicação – Faperj