Maioria das universidades federais rejeita Future-se, do MEC

Sex, 27 de Setembro de 2019 16:58

Levantamento foi feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo” em consultas às 63 instituições; principal temor é possível perda da autonomia acadêmica e financeira, uma vez que os contratos de trabalho ou para pesquisas seriam fechados por meio de OSs

A maioria das universidades federais já decidiu não aderir ao Future-se ou manifestou críticas ao programa do Ministério da Educação (MEC), lançado em julho. E, até agora, nenhuma instituição declarou publicamente que pretende participar do projeto que prevê gestão por meio de organizações sociais (OSs) no ensino superior público.

O levantamento foi feito pelo Estado em consultas às 63 universidades. Entre as que já decidiram em seus conselhos internos pela não adesão estão as maiores e mais tradicionais federais, como a de São Paulo (Unifesp), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG) e de Brasília (UnB).

Fonte: Jornal da Ciência, 26/09/2019, com informações de O Estado de S. Paulo