Biblioteca Brasiliana recebe inscrições para programa de residência

Sex, 27 de Setembro de 2019 16:36

Estão abertas até 30 de setembro de 2019 as inscrições para a quinta edição do Programa de Residência em Pesquisa da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo (USP).

A finalidade do programa é fomentar as ações de pesquisa relacionadas ao acervo da biblioteca, aprofundar o conhecimento científico e a formação dos pesquisadores e transmitir o conhecimento gerado no âmbito da cultura e da extensão universitária.

O público-alvo é composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, doutorandos que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à biblioteca.

O edital oferece oito vagas, sendo três delas para projetos relacionados aos temas do “Projeto 3 vezes 22”, que busca comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, o centenário da Semana de Arte Moderna e debater o futuro ano de 2022, quando haverá novas eleições.

Outros três projetos voltados para a pesquisa do material constante do acervo da biblioteca que abordem outros recortes temáticos também serão selecionados, além de um projeto sobre conservação e restauro e um dedicado à pesquisa do material existente no arquivo da biblioteca.

Para se inscrever os interessados devem enviar os documentos exigidos em PDF para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A lista inclui formulário de inscrição, currículo Lattes, cópias do título de doutor, do RG e do CPF, carta de recomendação do supervisor ou orientador, resumo de 100 palavras da proposta de pesquisa e projeto de pesquisa.

A lista de inscrições deferidas será divulgada pelo site da BBM.

Mais informações: https://bit.ly/2m02q6J.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da Assessoria de Comunicação da BBM