logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

OCDE: Brasil está pronto para processo de adesão

Qui, 26 de Setembro de 2019 15:54

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse que o país está pronto para iniciar o processo de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), durante discurso na 74ª Assembleia das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA) nesta terça-feira (24). “Já estamos adiantados, adotando as práticas mundiais mais elevadas em todo os terrenos, desde a regulação financeira até a proteção ambiental”, afirmou.

 

Com a entrada do Brasil na OCDE, o Brasil poderá estreitar relações com as economias mais avançadas do mundo e abrir mercados aos produtos brasileiros. Em maio de 2017, o Brasil apresentou sua candidatura ao processo de acessão à OCDE e conta com apoio dos 36 países-membros da organização. Entre os países que declararam apoio está os Estados Unidos.

 

Além do pedido do Brasil, examinam-se as candidaturas de Argentina, Peru, Romênia, Bulgária e Croácia. Argentina e Romênia devem ser os primeiros convidados.

 

Ingresso na OCDE

 

Fazer parte da OCDE é como ter um selo de qualidade internacional, além de aumentar a credibilidade do Brasil, impulsionando investimentos, abertura comercial e geração de empregos. A adesão à organização coloca o país alinhado às melhores práticas de políticas públicas no mundo.

 

A entrada do Brasil na organização também está alinhada aos quatro eixos do Governo Federal: liberdades fundamentais humanitárias; criação de um ambiente de inovação; segurança jurídica para o desenvolvimento; e aperfeiçoamento de normas econômicas.

 

Em julho, ao completar 200 dias de governo, o presidente Bolsonaro assinou decreto que criou o conselho responsável pela aprovação da estratégia de preparação, acompanhamento e adesão do Brasil ao órgão, além da política de comunicação do processo.

 

OCDE

 

A OCDE, com sede em Paris, França, é uma organização internacional que reúne as economias mais avançadas do mundo, bem como países em desenvolvimento como Coreia do Sul, Chile, México e Turquia. É um fórum no qual os governos podem trabalhar juntos para compartilhar experiências e buscar soluções para problemas comuns.

 

Fonte: Portal do Governo do Brasil

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa