Governo desbloqueia R$ 8,3 bilhões do Orçamento para órgãos e ministérios

Qua, 25 de Setembro de 2019 16:28

Liberação deve aliviar situação de várias pastas que tiveram recursos contingenciados

Com a melhora da arrecadação e corte nos gastos com pessoal, o governo anunciou nesta sexta-feira (20) o desbloqueio de R$ 8,3 bilhões do Orçamento para órgãos e ministérios. No ano, estavam contingenciados cerca de R$ 34,2 bilhões.

O ministério com maior liberação de recursos será o da Educação, com R$ 1,99 bilhão. O dinheiro será usado para garantir o funcionamento de universidades, institutos federais, para a compra de livros didáticos e para o pagamento de bolsas da Capes. No início do mês, as bolsas haviam sido congeladas como parte do plano de contingenciamento do governo.

A pasta também receberá R$ 1,6 bilhão do chamado Fundo da Lava Jato, criado a partir de acordo entre a Petrobras e a força-tarefa da operação. A liberação dos recursos, porém, ocorrerá só depois que o ministério formatar o pedido para receber o dinheiro.

Fonte: Jornal da Ciência, 23/09/2019, com informações da Folha de S. Paulo