Cemaden vai premiar iniciativas de educação para redução de riscos de desastres

Seg, 23 de Setembro de 2019 15:31

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) lançou em julho a 4ª edição da campanha #AprenderParaPrevenir. Com o tema “Reduzindo o risco de desastres: ações educativas em tempos de mudanças climáticas”, a iniciativa vai compartilhar e premiar projetos de Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD) promovidas por escolas, defesas civis, universidades e Institutos Federais

De 1º a 31 de outubro terá início a etapa de inscrição de projetos, que concorrem a pluviômetros (equipamentos que medem a quantidade de chuva), kits educativos e estações meteorológicas. Os resultados serão divulgados em 19 de novembro. A campanha tem o objetivo de aumentar a percepção de riscos de desastres socioambientais, em especial nas áreas mais vulneráveis, com riscos de deslizamentos, inundações, enxurradas e secas.

Segundo o Cemaden, o Brasil encontra-se entre os países mais atingidos no mundo por inundações e enchentes. Um levantamento de 2018 identificou quase 2.500 escolas situadas em áreas de risco de inundações e deslizamento de encostas.

Clique aqui e confira mais informações sobre a campanha do Cemaden e os projetos de educação vencedores desde 2016.

Fonte: Portal MCTIC