Sistema de computação de alto desempenho é instalado na Unicamp com apoio da FAPESP

Qui, 19 de Setembro de 2019 16:55

Um grupo de pesquisa do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) adquiriu da Versatus/Dell um novo sistema de computação de alto desempenho (HPC), que recebeu o nome de Cluster Bohr.

Apoiado pela FAPESP por meio do Projeto Temático “Modelagem computacional da matéria condensada”, o grupo é associado ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O grupo é formado pelos professores Alex Antonelli, Edison Zacarias da Silva e Maurice de Koning, do IFGW-Unicamp, e Miguel Angel San Miguel Barrera , do Instituto de Química da Unicamp.

O Cluster Bohr é um sistema computacional de alto desempenho com 920 núcleos computacionais, memória RAM de 4,32 Terabytes (TB) e 132 TB de armazenamento. O sistema conta com interconexão de última geração Infiniband EDR, que permite eficiência em processamento paralelo em uma arquitetura Intel Skylake.

O sistema computacional permitirá um avanço na pesquisa científica do grupo e também auxiliará outros pesquisadores que necessitam ter acesso ao HPC, uma vez que foi adquirido por meio do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com ifnormações da Assessoria de Comunicação do CDMF