logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Energia limpa à vista: Brasil planeja transformar marés em eletricidade

Qui, 19 de Setembro de 2019 15:59

Grupo propõe mapear costa a partir deste ano e deve concluir trabalho em até cinco anos

 

Quando falamos de geração de energia elétrica limpa e renovável, logo pensamos em dois casos específicos: a eólica e a solar. Isso porque transformar o vento em energia elétrica usando turbinas (que lembram cata-ventos gigantes) e o uso de células para a conversão de raios solares são tecnologias que já se encontram em uso prático há algum tempo.

 

Procurada por Tilt, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a geração de energia elétrica por meio de parques eólicos e solares corresponde a 9,09% e 1,27% da matriz energética brasileira, respectivamente. Ao todo, são 615 usinas eólicas e 2.474 solares em atividade no país — e 56 novas usinas eólicas e 30 solares estão em construção.

 

É um estágio de utilização bastante diferente do visto em relação a uma outra tecnologia de geração de energia elétrica renovável: a que utiliza a força das marés.

 

Presente em países como Reino Unido e Canadá, esse método consiste em usar o “vai e vem” das marés para movimentar turbinas e, com isso, gerar eletricidade. É um processo similar ao usado em parques eólicos, com uma vantagem: por ser mais densa, a água exerce uma força maior sobre as turbinas e, consequentemente, gera mais energia.

 

“Essa é mais uma das possibilidades de se extrair energia renovável do oceano. É possível usar o movimento das ondas, do vento sobre o mar, a variação de temperatura e também da salinidade”, explica Gustavo Assi, professor do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da USP.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 18/09/2019, com informações de UOL

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa