logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Vice-ministro de C&T da China visita a Finep e sinaliza parcerias

Qui, 19 de Setembro de 2019 14:36

A Finep recebeu na quarta-feira, 18/9, a visita de uma delegação do governo chinês, liderada pelo vice-ministro de Ciência e Tecnologia, Huang Wei. A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Finep, General Waldemar Barroso, e pelo diretor de Inovação, Alberto Dantas, além de representantes da gerência de cooperação internacional. Na pauta, o desenvolvimento de iniciativas de aproximação entre os dois países para financiamento às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Os números chineses impressionam e explicam o crescimento do país no atual cenário geopolítico e econômico: investimento anual de 28 bilhões de dólares em C,T&I, o que representa 2,18% do PIB do país, percentual que já ultrapassou, por exemplo, a União Europeia.

 

De um país com pouquíssimos papers publicados há 40 anos, a China já é o segundo maior em produção acadêmica na área científica. Um avanço não só na teoria, mas na prática: apesar de um regime estatal bastante firme, empresas que investem em P&D recebem incentivos fiscais e impulsionam a segunda maior economia do mundo (e que mais cresce).

 

“A Finep recebe a China de braços abertos e quer promover o mais depressa ações conjuntas em áreas prioritárias para os dois países”, afirmou Barroso. Huang Wei citou a experiência chinesa nas chamadas Zonas de Inovação, polos altamente tecnológicos, apontando temas como: agricultura, construção civil, mudanças climáticas, energia, nanotecnologia, dentre outros, como passíveis de programas. “Vocês têm toda a expertise na área agropecuária. Nós somos bons em infraestrutura. Que tal pensarmos em ações imediatas?”, sinalizou Huang.

 

Está prevista uma visita de Barroso ainda este ano à China, de modo que os entendimentos da reunião de hoje sejam traduzidos na prática em programas confeccionados a partir das linhas de financiamento da Finep e da estrutura governamental de fomento chinesa.

 

Fonte: Portal Finep

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa