USP divulga resultado do Prêmio Novas Lideranças

Qua, 18 de Setembro de 2019 17:16

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) divulgou o resultado do Prêmio Excelência para Novas Lideranças, concedido a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural.

Os vencedores das oito categorias têm ou já tiveram apoio da FAPESP. Os escolhidos em “Ciências Agrárias”, “Ciências Biológicas”, “Ciências da Saúde” e “Ciências Exatas e da Terra” foram, respectivamente: Hudson Wallace Pereira de Carvalho, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP; Jose Donato Júnior, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; Gabriel Lima Barros de Araujo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; e Tiago Pereira da Silva, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos.

Além deles, também receberam o prêmio André Menezes Strauss, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, pela categoria “Ciências Humanas”; Lucia Zanin Shimbo, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos, pela categoria “Ciências Sociais Aplicadas”; Marcos Antonio Simplício Júnior, da Escola Politécnica da USP, pela categoria “Engenharias”; e Mário Rodrigues Videira Junior, da Escola de Comunicações e Artes da USP, pela categoria “Linguística, Letras e Artes”.

A pró-reitoria recebeu 37 inscrições. As propostas foram analisadas por uma comissão avaliadora composta por 24 pesquisadores externos, representantes de todas as áreas do conhecimento, levando em conta o impacto científico ou social e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de seu campo de estudos, para a visibilidade da pesquisa realizada na universidade e para a interação da USP com a sociedade.

Cada docente selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 15 mil. A cerimônia será no dia 8 de novembro de 2019, às 14 horas, na Sala do Conselho Universitário da USP, em São Paulo.

Mais informações: https://bit.ly/2kofzpD.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações do Jornal da USP