Governo pagou 6% do investimento previsto a universidades

Seg, 16 de Setembro de 2019 15:05

Das 10 maiores universidades, a que menos recebeu é a UFRJ

Do orçamento previsto para investimento nas dez maiores universidades federais em 2019, apenas 5,6% foi pago até o início de setembro. O corte mais drástico é na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que recebeu 0,5% do que foi aprovado para essa finalidade neste ano. O levantamento foi compilado com dados do Tesouro Nacional pela liderança do PSOL na Câmara dos Deputados. Foram consideradas as 10 universidades com maior orçamento não-obrigatório: UFRJ, UFMG, UNB, UFF, UFRGS, UFPR, UFRN, UFPA, UFSC e UFBA.

O ensino superior federal passa por uma grave crise. Em março, o governo decretou um bloqueio de R$ 5,8 bilhões do Ministério da Educação (MEC). No mês seguinte, o órgão anunciou o contingenciamento de 30% da verba das universidades, ou seja, um corte temporário nos pagamentos.

Fonte: Jornal da Ciência, 12/09/2019, com informações de O Globo