Cortes no orçamento ameaçam o progresso da ciência brasileira

Ter, 10 de Setembro de 2019 14:57

“Disparidade na produção científica das universidades do País diminuiu nos últimos anos”, afirma Adriano Caliman, professor associado de ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em artigo para a Folha de S. Paulo

Os cortes de verbas destinadas ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciados pelo governo federal têm provocado grande insegurança quanto a capacidade das instituições de pesquisa brasileiras darem continuidade ao processo de melhoria da sua produção científica observada nos últimos anos.

A produção científica pode ser avaliada de forma absoluta, contabilizando o número de artigos científicos publicados, e relativa, contabilizando o número de vezes que um artigo científico é citado em outras pesquisas publicadas na literatura científica mundial.

Fonte: Jornal da Ciência, 09/09/2019, com informações da Folha de S. Paulo