Brasil deverá liderar consórcio do Human Cell Atlas na América Latina

Seg, 09 de Setembro de 2019 15:52

Projeto, que reúne cientistas do mundo inteiro para mapear todas as células humanas, será apresentado amanhã (10/9), no ICB-USP, em São Paulo.

Nesta terça-feira (10/9), o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) irá apresentar o projeto internacional Human Cell Atlas (HCA). Trata-se de um consórcio composto por cientistas de todo o mundo que tem o objetivo de criar um conjunto de mapas para descrever as bases celulares da saúde humana e de doenças, abrindo frente para diagnósticos melhores e tratamentos personalizados. O Human Cell Atlas já possui integrantes de todos os continentes, exceto da América Latina.

A meta do consórcio é compreender individualmente cada célula dos diferentes tecidos do corpo e a variabilidade de genes que cada uma expressa de acordo com a sua localização. Tudo isso utilizando tecnologias modernas como sequenciamento de célula única e microscopia de alta resolução.

“O HCA é visto pela comunidade científica internacional como um dos projetos mais ambiciosos desde o projeto Genoma Humano, pois possibilita o desenvolvimento de tratamentos personalizados”, explica Lucio Freitas-Junior, pesquisador do ICB-USP e integrante do Comitê de Equidade do HCA. No caso do câncer, por exemplo, existem pacientes que apresentam células tumorais resistentes aos tratamentos convencionais. Ao compreender como isso acontece e quais são as células resistentes, é possível desenvolver estratégias terapêuticas individualizadas para cada paciente.

Consórcio no Brasil – No evento do ICB-USP, o projeto será apresentado em um workshop com pesquisadores dos Estados Unidos (Alex Shalek, do Massachusetts Institute of Technology, e Jonah Cool, do Chan Zuckerberg Science Initiative), e da África do Sul (Musa Mhlanga, da University of Cape Town). Na sequência, haverá apresentações e discussões de como o Brasil poderá contribuir com o consórcio.

Serviço

Workshop “Mapping the Human Body: Introducing Human Cell Atlas to the Brazilian Scientific Community”

Data: 10/09/2019

Horário: 8h30 às 12h50