logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasil é campeão da 30ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul

Qua, 04 de Setembro de 2019 09:46

Time brasileiro somou 206 pontos, empatando com o Peru

 

Com duas medalhas de ouro e duas de prata, a equipe brasileira é campeã da 30ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que aconteceu em Sucre, Bolívia, entre 24 a 31 de agosto. Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP) gabaritou a prova, marcando 60 pontos e conquistando o ouro perfeito. O Brasil somou 206 pontos, empatando com o Peru.

 

O estudante Gustavo Neves da Cruz, de Belo Horizonte (MG), também levou um ouro, somando 58 pontos na competição. Enzo Pontes Saraiva de Moraes, de Fortaleza (CE), e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG), marcaram 44 pontos cada, conquistando duas medalhas de prata.

 

Olavo Paschoal falou sobre os impactos positivos de receber a distinção. “A medalha é um importante feedback do nosso trabalho e renova nossas expectativas para competições futuras.”

 

Medalhistas da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), os estudantes foram acompanhados pelo líder, Davi Lopes, de Fortaleza (CE), e pelo vice-líder, André Yuji Hisatsuga, de São Paulo (SP).

 

Participaram da disputa as equipes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. As provas foram realizadas individualmente e os estudantes dispuseram de 4h30 em cada dia para resolver três problemas propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. As questões abrangeram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.

 

Realizada desde 1988, a competição tem o objetivo de criar oportunidade para jovens demonstrarem suas habilidades em Matemática e de reforçar os contatos interculturais entre os estudantes do Ensino Básico dos países latino-americanos. Desde a primeira edição da olimpíada, o Brasil já conquistou 29 ouros, 51 pratas e 33 bronzes.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 03/09/2019, com informações Impa

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa