Unesp oferece duas bolsas de doutorado para alunos ibero-americanos

Ter, 03 de Setembro de 2019 10:59

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) está com inscrições abertas até 12 de setembro de 2019 para estudantes de países ibero-americanos – incluindo Portugal e Espanha – concorrerem a duas bolsas de doutorado de no máximo dois anos.

As bolsas são oferecidas pelo Programa de Apoio a Estudantes Estrangeiros de Doutorado da Unesp, mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da universidade.

A iniciativa é destinada a professores e pesquisadores não brasileiros ligados a instituições de ensino superior de países ibero-americanos, preferencialmente associados à Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação (Auip), interessados em cursar um dos programas de doutorado oferecidos pela Unesp durante o ano letivo de 2020.

Entre os objetivos da iniciativa está o aumento da participação da Unesp na formação de recursos humanos para pesquisa, o enriquecimento do ambiente acadêmico com estudantes de diferentes países e culturas, o crescimento das relações de cooperação entre universidades de países ibero-americanos e a contribuição para a melhora da qualificação de professores e pesquisadores universitários na América Latina, Espanha e Portugal.

As bolsas têm o valor de R$ 2.200 por mês. Não há taxas de matrícula ou de inscrição. Caso o bolsista já esteja matriculado em um programa de doutorado, a bolsa será concedida apenas pelo período remanescente até o término do programa.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página da Auip, onde também encontrará o texto completo do edital, além de informações sobre documentação e os programas envolvidos na iniciativa.

Fonte: Portal Agência FAPESP, com informações da Unesp.