Pesquisa da UFG aponta que cera do ouvido ajuda no diagnóstico precoce do câncer

Ter, 03 de Setembro de 2019 10:56

Universidade Federal de Goiás identificou substâncias que, se estiverem presentes na cera, indicam a existência de câncer em alguma parte do corpo. Ao todo, 102 voluntários participaram do estudo

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) descobriram que a cera produzida no ouvido é capaz de ajudar no diagnóstico do câncer. A pesquisa do laboratório de Química da universidade identificou 27 substâncias que, se estiverem presentes na cera do ouvido, indicam a existência de câncer em alguma parte do corpo. Ao todo, 102 voluntários participaram do estudo.

Com amostras do tamanho de um grão de arroz foi possível, segundo os pesquisadores, identificar quem estava doente. A ideia dos estudiosos é que, por ser simples, a análise da cera de ouvido se torne tão comum quanto um exame de sangue usado pra detectar problemas de saúde.

A descoberta, chamada de uma Nova Fronteira no Diagnóstico de Câncer em Humanos, foi publicada em uma das mais importantes revistas especializadas do mundo, a Scientific Reports.

Veja o texto na íntegra: G1

Fonte: Jornal da Ciência, 02/09/2019