Medalhistas da Olimpíada de Matemática temem futuro dos estudos com corte da bolsa

Ter, 03 de Setembro de 2019 10:52

Quem um dia já foi medalhista podia se candidatar a uma bolsa de R$ 400 ao ingressar no ensino superior. Foi com esse dinheiro que os únicos três médicos de Cocal do Alves (PI) bancaram seus estudos

O governo não tem dinheiro para pagar estudantes que dependem de bolsas para continuar os estudos. A falta de verba vai interromper desde pesquisas de ponta até projetos que mantêm adolescentes em sala de aula, em pleno ano letivo. O Fantástico foi ao interior do Piauí ver de perto o impacto dessa notícia em uma cidade onde o sonho é ser professor de matemática.

Os medalhistas da Olimpíada de Matemática recebem uma bolsa de R$ 100 por mês, durante um ano. A Olimpíada é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e envolve escolas públicas em quase todo o país. Todo ano são distribuídas seis mil bolsas de R$ 100 aos medalhistas.

Veja o texto na íntegra: G1/Fantástico

Fonte: Jornal da Ciência, 02/09/2019