logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

São Carlos ganha unidade de empresa governamental que incentiva inovação na indústria

Ter, 03 de Setembro de 2019 09:25

Perante empresários, pesquisadores, imprensa e dirigentes do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), e representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e EMBRAPA, além de muitos outros convidados, realizou-se no dia 14 do corrente mês, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, a apresentação oficial da Unidade EMBRAPii do IFSC/USP, com a presença do Diretor Presidente Nacional da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Prof. Dr. Jorge Guimarães, e do Prof. Vanderlei Bagnato, coordenador da Unidade EMBRAPii do IFSC/USP.

 

Vanderlei Bagnato salientou a importância do evento, afirmando que “ter uma unidade EMBRAPii significa ter oficialmente um veículo para desenvolvimento conjunto com as empresas. A EMBRAPii financia o desenvolvimento conjunto que é feito pelas universidades e empresas, e coloca a possibilidade de colocar recursos para usar conhecimento, transformando-o em benefício para a sociedade. Quanto aos nossos alunos, eles ganham muito porque acabam participando dos projetos, acabam tendo a experiência de desenvolvimento comum e muitas vezes até conquistam empregos participando desses projetos”, pontua Vanderlei.

 

Para o coordenador da EMBRAPii do IFSC/USP, no mundo moderno, gerar o conhecimento é muito importante e é um alicerce sólido. “Contudo, existe a necessidade de fazer bom uso desse conhecimento através de cooperação com as empresas e a Embrapii consolida essa ideia”.

 

A EMBRAPii do IFSC/USP tem dezoito projetos em parcerias com empresas nas áreas da saúde humana, saúde ambiental e novos fármacos, que já estão em andamento.

 

O projeto da Unidade tem o valor de R$40 milhões em seis anos, dedicados ao desenvolvimento de soluções para vários problemas que afligem a sociedade, para o avanço da tecnologia e da economia nacional.

 

Antes de proferir sua palestra, integrada na programação do evento, o Prof. Jorge Guimarães, em entrevista à assessoria de comunicação de nosso Instituto, salientou a importância da EMBRAPii, no contexto nacional, classificando-a como uma ferramenta para a inovação na indústria.

 

“Como a maioria das empresas industriais, no Brasil, não têm centros de pesquisa, nós buscamos essas infraestruturas nas universidades, nos institutos, e na Embrapa, credenciando-os como Unidades EMBRAPii. Atualmente, temos quarenta e duas Unidades: na cidade de São Paulo são dez, sendo quatro na USP – duas na Escola Politécnica, uma no Instituto de Física, aqui de São Carlos, outra na Escola Superior de Agricultura (ESALQ/USP), além da que está integrada na UNICAMP”, informa Jorge Guimarães.

 

Além de apoiar a indústria, a EMBRAPii também apoia as universidades a formarem novas lideranças.

 

“Apoiamos estudantes que estão além da pesquisa básica, já que a nossa meta é a pesquisa aplicada e temos projetos com inovação radical, ou seja, esses alunos podem estar no radar de indústrias que buscam a competência. Somos uma organização privada, que presta serviços para três ministérios – Ciência e Tecnologia, Educação e Saúde – que é de onde vem os recursos que repassamos para as Unidades operarem nas empresas”, relata Guimarães, sublinhando que a área de saúde atua no tratamento de várias doenças, ocupando 12% do total de projetos, num total de quase oitocentos projetos.

 

Fonte: Portal São Carlos em Rede

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa