Confap e Universidades Italianas lançam chamada 2019 para mobilidade na Itália

Sex, 30 de Agosto de 2019 17:17

O formulário para candidatura estará disponível no site até o dia 21 de outubro de 2019

Pesquisadores doutores e estudantes de Mestrado e Doutorado podem concorrer a uma oportunidade de bolsa para período de pesquisa em universidades italianas. O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas, lançaram a Chamada Pública para mobilidade Mobility Confap Italy – MCI 2019.

Participam da Chamada, por meio de suas respectivas Fundações os seguintes Estados: Alagoas (Fapeal), Amazonas (Fapeam), Bahia (Fapesb), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Sul (Fapergs), Santa Catarina (Fapesc) e São Paulo (Fapesp).

O fomento oferecido aos pesquisadores brasileiros será realizado por meio de Bolsas (Scholarships) e os valores serão determinados por regulamentos próprios de cada Fundação. As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI (http://www.mci.unibo.it/en/brazilian-candidates/academic-opportunities) e os proponentes deverão ter um supervisor associado a uma das universidades italianas que participam do acordo.

Podem participar estudantes de Mestrado e Doutorado e pesquisadores doutores. Para estudantes de Mestrado e Doutorado será oferecido suporte exclusivo para o período de pesquisa na Itália. Para pesquisadores doutores, a Fundação poderá financiar a pesquisa naquele País. Nenhuma taxa de mensalidade será cobrada dos candidatos apoiados pela Chamada. Em caso de mobilidade que envolva projetos com potencial comercial, industrial ou que envolva propriedade intelectual, as instituições de pesquisa envolvidas deverão assinar cooperação específica para a realização da parceria, de acordo com a legislação de cada país e as convenções internacionais.

Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital. O formulário para candidatura estará disponível no site http://sigconfap.ledes.net até o dia 21 de outubro de 2019. Para candidatos dos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, as propostas deverão ser enviadas também para os formulários próprios, conforme consta do edital. Todas as Fundações envolvidas na chamada devem ser consultadas a respeito de critérios adicionais de elegibilidade. Dúvidas sobre a Chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Acesse aqui a Chamada Mobility Confap Italy – MCI 2019.

Fonte: Jornal da Ciência, 28/08/2019, com informações Confap